Auxiliar de Cozinha – Curso Livre a Distância SENAC

O ramo da gastronomia é formado de profissionais competentes e com uma boa formação na área. De fato, para trabalhar na cozinha, é necessário muito conhecimento e habilidade.

Nos últimos anos, muitos restaurantes vem sendo abertos, além disso, hotéis e pousadas também possuem cozinhas para atender a demanda dos clientes e para isso, é necessário que se tenha profissionais competentes na área.

Dentre os profissionais que podemos encontrar dentro das cozinhas, hoje iremos tratar em especial do auxiliar de cozinha. Você já ouviu falar nesse profissional? sabe qual a função dele dentro de uma cozinha? quanto ganha?

Curso Livre Auxiliar de Cozinha

Todo bom restaurante precisa de profissionais altamente capacitados para desempenhar as funções do dia dia da cozinha, para isso se faz necessário uma boa formação.

Engana-se quem pensa que os chefes são os únicos responsáveis para o sucesso de um restaurante e pela condição final de uma receita. Dentro deste contexto, os auxiliares de cozinha são profissionais mais que essenciais.

A verdade é que pouco se fala sobre os auxiliares de cozinha, mas para falar do curso de auxiliar de cozinha do SENAC, você precisa conhecer mais sobre essa profissão e entender tudo sobre ela.

Se você deseja ingressar na área, mas ainda não sabe muito sobre o mercado de trabalho para esses profissionais e outros aspectos importantes, dá só uma olhada nesse conteúdo básico que separei para você.

O que faz um auxiliar de cozinha

A resposta para essa pergunta parece óbvia, afinal o próprio nome do profissional já diz tudo, o auxiliar de cozinha deve prestar assistência dentro do ambiente de preparo de alimentos.

Fugindo da obviedade, o auxiliar de cozinha desempenha tarefas muito importantes dentro deste ambiente, entre elas a de separar, cortar, temperar e fazer o cozimento de alguns alimentos.

De certa forma, o auxiliar de cozinha está alí para deixar tudo arrumado para que o chefe possa fazer as refeições.

Veja abaixo algumas das principais funções deste profissional:

  • Fazer o processamento e pré-preparo de alimentos;
  • Cuidar da higienização de utensílios e alimentos;
  • Fazer o armazenamento e estocagem dos alimentos;
  • Administrar o tempo e a temperatura necessárias para o preparo dos alimentos;
  • Auxiliar na montagem dos pratos;
  • Cuidar da organização e limpeza da cozinha;
  • Elaborar pedidos de compra para a reposição de ingredientes;
  • Selecionar fornecedores;
  • Verificar a data de validade dos alimentos.

Mercado de Trabalho

Você deve estar pensando que as possibilidades para quem deseja trabalhar nessa área devem ser muito reduzidas, né? afinal, se esse profissional trabalha em cozinhas, as oportunidades são poucas. Será isso uma verdade?

Em primeiro lugar, vamos ampliar um pouco mais nosso campo de visão. Imagine quantos restaurantes existem na cidade e mais, pense também nos hospitais, hotéis e buffets, todos esses locais possuem restaurantes.

O mercado de trabalho para o auxiliar de cozinha é mais amplo do que você possa imaginar e isso é uma grande vantagem para quem possui um curso na área, já que todos esses empregadores estão em busca de profissionais capacitados.

Público Alvo

Será que esse curso é para você? a resposta é ‘sim’. O curso de auxiliar de cozinha não possui restrições, qualquer pessoa com mais de 16 anos e que tenha o ensino fundamental 2 pode fazer esse curso.

O legal do curso de auxiliar de cozinha do SENAC está justamente nas possibilidades que ele oferece para pessoas que não conseguiram terminar o ensino fundamental, já que não é necessário ter ele completo para fazer esse curso.

Isso acaba se tornando uma possibilidade de transformação para aquelas pessoas que por algum motivo não conseguiram terminar seus estudos.

A profissão de auxiliar de cozinha é a porta de entrada para o mundo da gastronomia.

Quanto ganha um auxiliar de cozinha?

O salário de um auxiliar de cozinha pode variar muito, a depender de onde ele trabalha e de quais funções estará ao seu encargo.

Atualmente, pode se estipular que um auxiliar de cozinha ganhe uma média salarial de até R$ 1.224,74.

O Curso no SENAC

O serviço nacional de aprendizagem, SENAC, disponibiliza atualmente mais de 200 cursos em diferentes áreas de atuação, um dos cursos oferecidos pelo SENAC é exatamente o de auxiliar de cozinha.

Se trata de um curso livre, destinado para pessoas que desejam ingressar no segmento da gastronomia e alimentação.

O curso de auxiliar de cozinha SENAC possui uma metodologia única, com o objetivo de estimular nos alunos as habilidades e competências necessárias para um profissional deste ramo, com aulas práticas ministradas diretamente nos laboratórios de cozinha.

Currículo do Curso

O curso de auxiliar de cozinha do SENAC é um dos mais completos e oferece 100% do conteúdo necessário para formar profissionais habilitados e capacitados para trabalharem em restaurantes, lanchonetes, cozinhas hospitalares, bares, padarias, entre outros.

Formação e Atuação

A formação é rápida, já que o curso possui uma carga horária de 240 horas. O certificado emitido vale em todo o território nacional e permite que o aluno formado possa atuar em diferentes ambientes.

O SENAC preza muito pela qualidade, segurança e higiene, por isso, é de obrigatoriedade dos alunos matriculados, providenciar dolmã branca, calça comprida xadrez, avental de cintura, bandana branca e sapato de segurança.

No curso de auxiliar de cozinha do SENAC, você irá absorver todo o conhecimento necessário para atuar na área de forma dinâmica e prática.

Conclusão

Está em busca de uma oportunidade para ingressar no mercado de alimentos e não sabe por onde começar? bom, agora você já viu que o curso de auxiliar de cozinha pode fazer toda diferença no seu currículo.

Ter habilidades e uma capacitação na área será um grande diferencial na hora de ser contratado para atuar como auxiliar de cozinha.

Se interessou pelo curso de auxiliar de cozinha do SENAC? clique no link a seguir e descubra mais: https://www.sp.senac.br/

 

10 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *