Camareira – Curso Livre a Distância SENAC

As camareiras são profissionais essenciais no dia dia de hotéis e pousadas, apesar de ouvirmos falar pouco sobre elas, são as camareiras umas das principais responsáveis pelo bem estar dos hóspedes.

Para ser camareira não é necessário uma graduação ou curso técnico, mas para atuar em grandes ou até mesmo em pequenos hotéis, ter um curso na área pode fazer toda a diferença.

Muitas instituições e sites oferecem o curso de camareira tanto em formato presencial quanto em EAD. O SENAC é uma dessas instituições. Quer saber mais sobre essa profissão e se realmente vale a pena fazer o curso de camareira? dá uma olhada nesse conteúdo.

Curso livre de Camareira

O serviço nacional de aprendizagem comercial, mais conhecido pela sigla SENAC, surgiu com o propósito de oferecer formação profissional para aquelas pessoas que não possuíam condições econômicas para arcar com as despesas de um curso profissional.

Esse sistema já conta com diversas unidades em todos os estados do país e oferece cursos nas mais diversas áreas. O SENAC oferece cursos de nível técnico, EAD e os cursos livres.Camareira

Um dos cursos livres oferecidos pelo SENAC é o curso de camareira. Nos últimos anos, esse curso tem sido um dos mais procurados. O que será que tem levado a grande procura por esse curso? o que faz uma camareira? onde esse profissional atua?

O que faz uma camareira

Interessado nessa profissão? me acompanhe nessa leitura e descubra tudo sobre o curso de camareira SENAC.

Afinal de contas, qual é a função de uma camareira? o que ela faz no seu dia dia de trabalho?
Ainda existem muitas dúvidas acerca dessa profissão, também é comum que ocorram confusões quanto a essa profissão e outras parecidas, como é o caso das diaristas e empregadas domésticas.

As camareiras são profissionais responsáveis pela limpeza dos quartos, higienização de banheiros, arrumação de panos de cama e reposição de produtos do frigobar.

As camareiras são essenciais para manter a organização e limpeza dos quartos de hotéis e para garantir o bem estar dos hóspedes.

Mercado de Trabalho

O principal lugar de atuação das camareiras é nos hotéis, dessa forma, as oportunidades no mercado para essas profissionais estão muito ligadas ao potencial turístico da região onde esse profissional irá atuar.

Quanto maior for o potencial turístico de uma região, mais hotéis haverá na área e consequentemente, mais oportunidades para essas profissionais.

Em épocas de veraneio, férias, feriados prolongados, época de festas e final de ano, os hotéis geralmente abrem vagas temporárias para essas profissionais, o que se torna uma ótima oportunidade para ganhar um dinheiro extra.

Em alguns casos, o que era um contrato temporário pode chegar a ser efetivado. Também é muito comum existir casos de profissionais que começaram como camareiras, mas que com o decorrer do tempo conseguiram ser promovidas para cargos maiores.

Quanto ganha em média uma camareira

Assim como as oportunidades de emprego para camareiras podem variar de uma região para outra, esse fator também pode interferir muito no salário desses profissionais.

Regiões que possuem um maior potencial turístico são mais aptos para ter vagas para essas profissionais, mas mesmo que se trate de regiões onde não existem um bom potencial turístico, é possível encontrar muitas vagas em hotéis.
Dependendo da região, formação e estabelecimento em que vai trabalhar, uma camareira pode chegar a ganhar até R$ 2,485, 91.

Vale a pena fazer esse curso?

Por se tratar de uma profissão, cujas oportunidades de emprego podem variar desde a região, até a época do ano, ainda existem muitas dúvidas a respeito do curso de camareira.

Será que vale realmente a pena fazer o curso de camareira SENAC?

Costumo dizer que todo conhecimento é válido, e mesmo que você não consiga um emprego efetivo na área, esse curso pode ajudar muito na hora de conseguir um emprego temporário.

Além disso, o curso de camareira também pode ser um diferencial se você trabalha ou pretende trabalhar como empregada doméstica, já que o conteúdo abordado no curso também pode ser muito interessante para as profissionais dessa área.

Quem pode fazer o curso?

Praticamente todos os cursos exigem o cumprimento de alguns requisitos mínimos, no caso do curso de camareira SENAC, não é diferente.

Para se matricular no curso de camareira SENAC, você vai precisar cumprir os seguintes requisitos:

  1. Idade mínima: 15 anos completos
  2. Escolaridade: Ensino fundamental I( 1º ao 5º ano)
Vale ressaltar que o curso é válido tanto para pessoas do sexo feminino, quanto para pessoas do sexo masculino e não é preciso nenhum especialização na área.

Carga horária e inscrição

O curso de camareira SENAC possui uma carga horária de 203 horas. Para fazer a inscrição é bem simples. Antes de tudo, você precisa se certificar de que cumpre todos os requisitos mínimos.

Se dirija à unidade SENAC mais próxima ou acesse o site SENAC da sua região para efetuar a matrícula.

Tenha em mãos documento de identificação, incluindo cópia e original.

O que vou aprender

Para atuar como camareira, é necessário ter alguns conhecimentos básicos quanto à ética e higiene. O curso de camareira SENAC oferece um conteúdo completo que além de englobar as capacitações essenciais, também envolve:

  • Procedimentos operacionais de limpeza;
  • Higienização e arrumação;
  • Vistoria;
  • Reposição de materiais;
  • Zelação de objetos pessoais dos hóspedes.
O curso de camareira SENAC conta com as seguintes disciplinas:
  • Carreira Profissional no Turismo;
  • Promoção do Trabalho em Equipe;
  • Atendimento ao Cliente Interno e Externo;
  • Segurança na Governança;
  • Processo de Trabalho da Camareira;
  • Princípios de Economia Doméstica.

Conclusão

Se interessou pelo curso de camareira SENAC? não perca tempo, acesse o site SENAC ou vá até a unidade mais próxima e saiba mais sobre o curso.

Não se esqueça, o SENAC conta ainda com o PSG, programa de gratuidade SENAC.

Se você é uma pessoa de baixa renda e possui interesse no curso, acesse a aba “PSG” no site oficial do SENAC e descubra como participar do programa de gratuidade.

45 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *